A cirurgia bariátrica é um passo significativo na jornada de quem busca uma vida mais saudável e feliz.
No entanto, após a perda de peso substancial, é fundamental compreender e abordar os desafios físicos e emocionais que surgem durante o período pós-operatório.
Os cuidados pós-bariátrica não se limitam apenas à dieta e ao exercício, mas também incluem a consideração dos ajustes necessários para a pele e o corpo que passaram por mudanças drásticas.
Os cuidados iniciais
Após a cirurgia, o especialista orientará sobre os cuidados necessários para os primeiros dias, a fase de adaptação, até a normalização dos hábitos.
A nutrição adequada é fundamental, uma vez que a capacidade do estômago estará reduzida sendo preciso manter a quantidade de nutrientes para o bom funcionamento do corpo e das atividades cotidianas.
As atividades físicas são outro fator importante. Ela deve ser reiniciada gradativamente.
É possível reiniciar as práticas com atividades de baixo impacto, como a hidroginástica e caminhadas e, após a liberação médica, retomar a intensidade dos exercícios com cautela e acompanhamento profissional.
A importância da cirurgia plástica
Para muitos pacientes, a perda de peso maciça resultante da cirurgia bariátrica pode deixar excesso de pele flácida e outras imperfeições estéticas.
E isso, pode ser um agravante na autoestima, na socialização e no desenvolvimento da rotina das pessoas pós-operadas.
Assim, a cirurgia plástica pós-bariátrica desempenha um papel preponderante na recuperação completa, ajudando a remodelar o corpo e restaurar a autoconfiança.
Procedimentos como a abdominoplastia, a braquioplastia e a cirurgia de contorno corporal podem ser recomendados para remover o excesso de pele e proporcionar um contorno corporal mais harmonioso.
A Recuperação completa
A recuperação pós-bariátrica não termina com a perda de peso.
É essencial o acompanhamento médico para verificar o progresso e abordar quaisquer preocupações estéticas ou médicas que possam surgir ao longo do caminho.
A adesão ao tratamento, ou seja, o comprometimento do paciente com as orientações médicas e nutricionais são fundamentais para o sucesso do procedimento.
Em alguns casos, o cirurgião pode indicar o acompanhamento psicológico, para o paciente aprender a lidar com os desafios emocionais da cirurgia.
Participar de grupos de apoio pode ser uma ótima maneira de compartilhar experiências e receber apoio de outras pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica.
Esses grupos funcionam como uma fonte de motivação e inspiração e auxiliam a manter o foco no tratamento.
Assim, essas providências aliadas à cirurgia plástica pós-bariátrica não só melhoram a aparência física, mas também auxiliam os pacientes a se sentirem mais confortáveis mentalmente e com seu próprio corpo, promovendo uma maior autoestima e qualidade de vida.
A Jornada da Transformação
O Dr. Carlos Fernando desenvolveu a Jornada da Transformação para atender mulher que desejam melhorar a autoestima e confiança.
Cirurgias bariátricas, principalmente, podem colocar em dúvida essa confiança. Ou então, a experiência da maternidade a levou a uma desconexão entre a imagem atual e a desejado para o seu corpo.
Para a mulher se sentir empoderada, bonita e realizada, a confiança precisa estar em alta.
Para agendar sua consulta inicial e conhecer mais sobre a Jornada de Transformação, clique aqui e fale com a nossa equipe.