tudo-o-que-voce-precisa-saber-antes-da-cirurgia-plastica

Tudo que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia plástica

Quando você decide fazer uma cirurgia plástica, é natural ter inúmeras dúvidas. Afinal, o procedimento poderá mudar sua aparência e lhe devolver sua autoestima.

Mas a dúvida é se realmente a cirurgia plástica é o melhor caminho? Que fatores devo considerar? Qual cirurgião plástico é o mais indicado.

Sim, ter essas e muitas outras dúvidas é normal e bastante compreensível. E por isso, preparei o artigo abaixo explicando o que considerar antes de fazer uma cirurgia plástica.

Boa leitura!

Quais fatores a considerar

A cirurgia plástica muda sua aparência alterando ou remodelando partes do corpo que funcionam normalmente, mas não têm a aparência que você deseja. Antes de prosseguir com a cirurgia estética, considere:

Suas expectativas

Antecipe a melhora, não a perfeição. Se você espera que a cirurgia estética a transforme em uma estrela de cinema, certamente ficará desapontada. 

Além disso, não conte com a cirurgia para salvar um relacionamento difícil, conseguir uma promoção ou melhorar sua vida social.

Despesas

A cirurgia plástica estética não é coberta pela maioria dos planos de saúde. O custo varia de acordo com o procedimento, variando de centenas a milhares de reais. 

Além disso, considere o custo de qualquer cuidado de acompanhamento ou procedimentos corretivos adicionais.

Riscos

Eventualmente, a insatisfação é possível após qualquer tipo de cirurgia estética. Sobretudo, as complicações cirúrgicas também são possíveis — incluindo sangramento ou infecção no local da cirurgia.

Recuperação

Após a cirurgia plástica, você pode precisar de dias, semanas ou até meses para se recuperar. Compreenda os efeitos físicos que podem fazer parte da sua recuperação, bem como a cirurgia pode afetar aspectos da sua vida pessoal e profissional.

Além disso, se você fuma, seu médico provavelmente recomendará que você pare de fumar cerca de um mês antes da cirurgia e durante a recuperação para minimizar o risco de complicações.

Leia também::: Cirurgia plástica e medicina integrativa: qual é a relação?

Encontrar um cirurgião plástico qualificado

Se você decidir fazer uma cirurgia plástica, provavelmente terá sua escolha de cirurgiões. Por isso, escolha um especialista no procedimento que você gostaria de ter feito e seja certificado na especialidade por um conselho médico. 

Mas se você for fazer um procedimento que requeira anestesia geral, certifique-se de que a unidade hospitalar também está preparada para lhe atender com toda a segurança.

Conheça seu cirurgião

Então, quando você restringir sua escolha de cirurgiões plásticos, agende uma consulta — ou várias consultas com diferentes cirurgiões.

Por exemplo, o cirurgião avaliará a parte do corpo que você deseja tratar e você compartilhará seu histórico médico, listará todos os medicamentos que estiver tomando e discutirá seus desejos e expectativas. 

Durante a consulta inicial, pergunte ao cirurgião:

  • Sou um bom candidato para este procedimento? 
  • Por que ou por que não?
  • Existem outros tratamentos além da cirurgia que podem funcionar tão bem ou melhor para mim?
  • Quantas vezes você já fez este procedimento? Quais foram os resultados?
  • O efeito desejado pode ser obtido em um procedimento ou você prevê vários procedimentos?
  • Quais são as opções cirúrgicas? Quais são os prós e os contras de cada um?
  • Os resultados serão permanentes?
  • Que tipo de anestésico será usado? Como isso vai me afetar?
  • Serei hospitalizado? Se sim, por quanto tempo?
  • Quais são as possíveis complicações?
  • Como meu progresso será monitorado após a cirurgia? Que cuidados de acompanhamento vou precisar? Qual o tempo de recuperação?
  • Quanto custará o procedimento?

Ou seja, quanto mais próximo você trabalhar com seu cirurgião para estabelecer metas específicas, mensuráveis ​​e alcançáveis ​​antes da cirurgia, maior será a probabilidade de você ficar satisfeito com os resultados.

Assista também::: O que fazer em caso de insatisfação do paciente pós-cirurgia plástica?

Faça a cirurgia plástica por você!

Lembre-se, no entanto, mesmo que você tenha feito sua lição de casa e encontrado um cirurgião de seu agrado por um preço acessível — a decisão de buscar a cirurgia estética é sua e somente sua. Por isso, certifique-se de estar confortável com o cirurgião e comprometido com suas escolhas de tratamento.

Jamais faça um procedimento estético para agradar outra pessoa. Afinal, é sua aparência e autoestima que está em jogo e por isso tenha sempre certeza do que deseja e quais são seus objetivos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre o que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia plástica. Além disso, para aprofundar mais seu conhecimento, baixe gratuitamente o e-book “O Contexto da Saúde na Cirurgia Plástica”. Só clicar no botão abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.