rinoplastia-ou-rinomodelacao-qual-o-melhor-procedimento

Rinoplastia ou rinomodelação: como escolher o melhor procedimento para o seu caso

A rinoplastia, que costuma ser chamada de “plástica no nariz”, é um dos procedimentos cirúrgicos plásticos mais comuns. No entanto, cada vez mais pessoas procuram uma forma menos invasiva de remodelar o nariz.

É aqui que entra a rinomodelação. Ela ainda suaviza saliências e contornos do nariz, mas é temporária e tem muito pouco tempo de recuperação.

Ou seja, antes de decidir entre a rinoplastia ou rinomodelação, o ideal é conhecer cada uma, seus objetivos e resultados.  E para isso, preparei um artigo sobre cada um desses procedimentos abaixo. Vamos conferir?

O que é a rinomodelação?

Rinomodelação é uma técnica médica estética que consiste em perfilar ou modelar o nariz para corrigir pequenas imperfeições. Ela é feita modificando o nariz em pontos estratégicos por meio da aplicação de diferentes produtos de preenchimento.

Essa técnica permite corrigir pequenas imperfeições nasais estéticas de forma simples e obter um perfil mais estético e harmônico. Não requer anestesia, o desconforto após o tratamento é pequeno e os resultados podem ser vistos imediatamente sem a necessidade de afastamento para recuperação.

Atualmente muitas pessoas têm através deste tratamento a oportunidade de evitar uma intervenção cirúrgica para corrigir a estética do seu nariz e preservar sua imagem com pequenas modificações que irão proporcionar ao seu rosto mais harmonia e beleza.

A rinomodelagem não substitui a rinoplastia cirúrgica, pois este procedimento não reduzirá o tamanho do nariz nem fixará o septo nasal. Porém, com a rinomodelação é possível:

  • Um nariz mais simétrico
  • Uma ponta do nariz mais esteticamente elevada e de acordo com o resto do rosto
  • Corrigir pequenas imperfeições e pequenos desníveis nasais
  • Preenchimento do dorso nasal entre outros

Como é o procedimento

O procedimento de rinomodelação é realizado modificando-se os ângulos nasais (nasofrontal e nasolabial), injetando-se preenchimentos biocompatíveis e reabsorvíveis como o ácido hialurônico de alta densidade.

Isso permite elevar a ponta nasal, o ângulo nasofrontal e aumentar o ângulo naso-labial, disfarçando as imperfeições causadas pelos ossos nasais. 

Porém, é importante frisar que os resultados são temporários e a duração geralmente é de 1 ou 2 anos em alguns casos. O tratamento deve ser renovado para manter os resultados. 

O tempo pode variar de acordo com cada paciente, pois cada pessoa reabsorve os preenchedores injetados de forma diferente.

Leia também::: Sua saúde em primeiro lugar: o que considerar antes de fazer uma cirurgia plástica

O que é a rinoplastia?

A rinoplastia, comumente conhecida como “plástica no nariz”, é uma opção popular para pacientes que não gostam do tamanho ou do formato do nariz. 

Além dos conhecidos benefícios cosméticos do procedimento, a rinoplastia evoluiu para ter aplicações muito mais versáteis, como melhorar a função nasal após uma lesão ou doença traumática ou para ajudar com problemas respiratórios que afetam o sono e a capacidade de praticar exercícios.

Ou seja, o objetivo da rinoplastia é revisar o nariz para a aparência e funcionalidade desejadas do paciente, levando em consideração o tipo de pele e toda a arquitetura facial. 

Se os objetivos da rinoplastia envolverem facilitar a respiração melhor, bem como melhorar a aparência, o procedimento pode incluir a remoção da saliência nasal, remodelagem da ponta do nariz, remodelagem ou redimensionamento das narinas, ou aumento ou diminuição do tamanho geral e projeção do nariz. 

A rinoplastia geralmente leva de 1,5 a 3 horas e geralmente é um procedimento ambulatorial. Na “rinoplastia fechada”, as incisões são feitas nas narinas — uma técnica que tem capacidade limitada de fazer alterações. 

Na “rinoplastia aberta”, uma incisão é feita através do tecido entre as narinas, bem como dentro das narinas. Essas incisões cicatrizam muito bem e são pouco visíveis. 

Como é a recuperação

Após um procedimento de rinoplastia, a maioria dos pacientes apresenta inchaço e hematomas por pelo menos uma semana. 

Durante esta semana, os pacientes são aconselhados a ficar em casa e evitar atividades extenuantes. A tala será removida em uma consulta de acompanhamento com o cirurgião. Nesse momento os pacientes podem retomar seus horários normais. E diferente da rinomodelação, os resultados da rinoplastia são duradouros.

Leia também::: Procedimentos não-invasivos para o tratamento da papada

Escolha o melhor para você!

Agora que você conheceu as diferenças entre a rinoplastia e a rinomdelação, percebeu que apesar de ambas visarem uma melhora da aparência no nariz, não bastante diferentes. A rinoplastia, por exemplo, permite uma melhora geral, incluindo sua redução e correção de septo.

Além disso, no caso da rinomodelagem, ela visa proporcionar uma melhor aparência e harmonização com o restante do rosto. Mas, tem um período de duração menor, proporcional ao tempo que o organismo levará para absorver os preenchedores usados.

Se ainda ficou em dúvida sobre os procedimentos, e quer saber mais sobre rinoplastia ou rinomodelação, agende uma consulta! E também já conheça outros procedimentos que realizo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.