qual-a-diferenca-entre-emagrecer-e-perder-peso

Qual a diferença entre emagrecer e perder peso?

Qualquer pessoa que queira perder alguns quilos, geralmente afirma que deseja perder peso. Mas você realmente quer perder peso ou emagrecer?! 

Na verdade, é muito fácil perder peso, ao contrário da crença popular. Para perder peso, basta pesar menos na balança. Isso pode ser alcançado de várias maneiras: reduzindo o tamanho das porções, reduzindo calorias, vestindo roupas diferentes até. 

Embora a maioria das pessoas afirme que deseja perder peso, a maioria realmente deseja perder gordura, que é o resultado do emagrecimento. 

Para isso você procurar preservar o máximo de músculos possível e perder gordura corporal.

Para explicar melhor esses conceitos, preparei o artigo abaixo especialmente para você tirar suas dúvidas. Vamos conferir?

O que é perda de peso?

Seu peso corporal pode ser dividido em duas categorias principais: massa gorda e massa magra. A massa gorda é exatamente o que parece — nossos níveis totais de gordura corporal. 

Massa magra é qualquer coisa que não seja massa gorda e pode ser subdividida em massa óssea, massa muscular, água e massa orgânica.

É aqui que reside parte da confusão. Muito poucas pessoas tentam perder massa magra propositalmente, mas estão mais interessadas no lado da massa gorda da equação. 

No entanto, se usarmos a balança apenas para observar a perda de peso, não haverá indicação se perdemos gordura, músculo ou outra coisa.

A perda de peso não discrimina o que está perdido. É uma medida puramente numérica e não leva em consideração a qualidade do que é perdido ou ganho.

Além disso, pode ser muito fácil enganar a escala. Apenas mudando de uma dieta rica em carboidratos para uma dieta pobre em carboidratos, você pode ver uma redução na perda de peso. Isso porque 1g de carboidratos armazenados retém cerca de 3g de água no corpo. 

Esse é um dos principais motivos pelos quais, quando as pessoas fazem uma dieta baixa em carboidratos, elas percebem uma queda quase instantânea de peso, mas é importante lembrar que a mudança não tem nada a ver com perda de gordura.

Existem outras coisas que podem afetar as flutuações de peso em uma base diária — todas as quais são normais. Flutuações hormonais, ingestão variável de sódio, diferentes quantidades de fibra dietética e alimentos no trato gastrointestinal.

Tudo isso pode fazer com que seu peso flutue, então, quando você vê essas mudanças na balança, é peso ou gordura que ganhou ou perdeu, e você deveria se concentrar no peso?

Leia também::: Como eliminar a flacidez após a Cirurgia Bariátrica?

O que é perda de gordura?

Todo mundo tem uma certa quantidade de gordura corporal. Essa gordura costuma ser expressa como uma porcentagem da composição corporal total — por exemplo, 16% de gordura corporal.

As mulheres tendem a ter mais gordura corporal, em média, do que os homens. Uma das razões para isso é que as mulheres precisam manter um nível mais alto de gordura corporal para o sistema reprodutor. 

Os homens também tendem a ter mais massa muscular magra do que as mulheres para um determinado peso, o que pode levar a um nível mais baixo de gordura corporal. 

Um atleta masculino pode ter uma gordura corporal de 7% a 13%, em comparação com o equivalente feminino de 12% a 20%. 

Homens em forma e atléticos podem ter de 12% a 17% e mulheres de 17% a 24%. Um homem saudável médio pode ter até 24% e as mulheres até 30%. 

Se a gordura pode ser perdida, ela deve ser armazenada. O excesso de gordura é armazenado nas células de gordura do corpo, chamadas adipócitos. É daí que vem o termo tecido adiposo.

Os tipos mais comuns de gordura corporal (adipócitos) de que se fala são a gordura subcutânea (a gordura entre a pele e o músculo) e a gordura visceral (a gordura ao redor dos órgãos). 

Existem outras, mas essas duas são as mais importantes responsável pela saúde e aparência. A perda de gordura é a quebra e redução desses adipócitos armazenados.

Não podemos escolher de onde queremos perder gordura e não existe um protocolo especial para ajudar a detectar a redução da gordura corporal. 

Isso significa que você não pode exercitar uma área específica da qual gostaria de perder gordura e esperar que funcione. 

Infelizmente, se você quer uma barriga lisa, os abdominais por si só não o ajudarão a perder peso — mas o déficit calórico sim.

Leia também::: Por que existem pessoas que não conseguem emagrecer?

Emagrecer e perder peso

Perder apenas peso pode ser ruim para o seu organismo. Para parecer uma pessoa saudável e em forma, perder gordura e ter músculos é absolutamente necessário. 

Por isso, o ideal é que além da melhora da alimentação visando a perda de peso, você também pratique exercícios para queimar a massa gorda, ao mesmo tempo que tonifica seus músculos.

Dessa forma você também vai acelerar seu metabolismo e terá um emagrecimento mais rápido, além de produzir um corpo mais saudável.

Espero que tenha gostado do artigo sobre as diferenças entre emagrecer e perder peso e, para mais dicas e muita informação, siga também meu canal no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.