quais-sao-as-indicacoes-da-lipoenxertia-mamaria

Quais são as indicações da lipoenxertia mamária?

O aumento das mamas é um dos principais procedimentos estéticos realizados. Para isso, além do implante de silicone, a lipoenxertia mamária é outro procedimento que pode ser usado, dependendo da situação.

O enxerto de gordura se refere à transferência de gordura de uma área do corpo para outra. Trata-se de retirar o excesso de gordura do paciente, prepará-lo e transplantá-lo para o local desejado. 

A lipoenxertia mamária faz basicamente isso, ao transportar a gordura de uma região para outra, e está se tornando uma opção popular entre as mulheres que desejam aumentar seus seios sem a necessidade de implantes.

Quer saber mais sobre esse procedimento, e quando ele é indicado? Então confira o artigo que preparei sobre o tema abaixo. Boa leitura!

O que é a lipoenxertia mamária?

A lipoenxertia é considerada um procedimento seguro e é praticada há décadas. É interessante notar que o conceito de lipoenxertia remonta a mais de um século. 

A lipoenxertia foi mencionada pela primeira vez por um médico alemão em 1893, onde transferiu a gordura do braço para o rosto. Em 1895, outro médico realizou um procedimento de aumento da mama, transferindo um lipoma (depósito de tecido adiposo) das costas para a mama. 

Desde então, vários avanços e refinamentos ocorreram nas técnicas de enxerto de gordura, a ponto de se tornar um método de rotina para restaurar ou aumentar o volume mamário. 

A lipoenxertia mamária tem sido um método popular para corrigir anormalidades do contorno da mama (mesmo após a remoção do câncer de mama) e por causa de suas vantagens potenciais, também está ganhando popularidade como método primário de aumento da mama.

Leia também::: Os 3 tipos diferentes de abdominoplastia e suas características

Quais são as vantagens da lipoenxertia mamária?

Muitas mulheres modernas preferem não aumentar seus seios com implantes ou estão simplesmente procurando métodos alternativos. 

A principal vantagem do enxerto de gordura é que envolve o uso de seu próprio tecido em vez de um dispositivo estranho (implante mamário).

Usar sua própria gordura significa que seu corpo não rejeitará e você pode evitar os problemas potenciais associados aos implantes mamários. 

Como os implantes mamários são sintéticos, o corpo responde a eles formando uma cápsula mamária. A cápsula em si não é prejudicial, mas pode causar problemas como contratura capsular ou endurecimento capsular. 

Mas também é importante ter em mente que os implantes não são dispositivos para a vida toda e a cirurgia será necessária novamente no futuro, o que significa que custos adicionais de cirurgia e interrupções no estilo de vida devem ser esperados. 

Por outro lado, a lipoenxertia mamária é geralmente considerada de longa duração ou permanente.

Como é o procedimento?

Como a gordura usada para enxertia é sua, ela não será rejeitada. A gordura será colhida de outra área do corpo, como abdômen, coxas e quadris. Ao remover a gordura dessas áreas, os pacientes também podem desfrutar dos benefícios de contorno do enxerto de gordura.

Mas quando a gordura é colocada na mama, é normalmente distribuída em vários planos da pele e do tecido mamário. Dessa forma, significa que a mama terá uma sensação e formato muito naturais. Isso é particularmente benéfico para quem gosta da sensação e do formato dos implantes mamários.

Além disso, como a gordura também é colocada logo abaixo da pele da mama, as pacientes também podem sentir uma melhora na qualidade da pele. 

A lipoenxertia mamária também pode ser usada para realçar e otimizar os resultados de implantes mamários ou cirurgia de levantamento de mama.

Mas, a lipoenxertia requer que os pacientes tenham estoque de gordura suficiente disponível para a colheita adequada do enxerto de gordura. Em resumo, a quantidade de gordura necessária é maior do que a quantidade disponível para injeção. 

Isso porque, quando a gordura é colhida, ela contém óleos e líquidos. Uma vez que a gordura é preparada (remoção de fluidos e óleos), a quantidade de gordura verdadeira disponível para injeção é aproximadamente metade do que foi colhido. 

Leia também::: O que saber antes de colocar silicone no seio

Quando a lipoenxertia mamária é indicada?

A lipoenxertia mamária pode tratar efetivamente de várias alterações relacionadas à mama. A seguir, listo as principais indicações desse tipo de procedimento:

  • Aumento natural do volume da mama em vez de usar implantes mamários
  • Corrigir uma anormalidade de contorno na mama como resultado de câncer ou trauma
  • Otimizar o formato da mama após a reconstrução
  • Camuflar o contorno do implante mamário em mulheres magras
  • Correção de rugas e ondulações 
  • Obter uma melhor simetria da mama
  • Melhorar ou corrigir o formato dos seios em mulheres com alterações mamárias congênitas ou de desenvolvimento
  • Melhorar a plenitude da parte superior da mama em mulheres submetidas a procedimento de redução ou levantamento de mama

Você é uma boa candidata?

O enxerto de gordura mamária é adequado para qualquer mulher que deseja aumentar seus seios ou melhorar os resultados da cirurgia de aumento ou levantamento de mama. 

Como um procedimento independente, é uma excelente alternativa à cirurgia de implante mamário, desde que os prós e os contras de cada abordagem sejam considerados. 

Se você gostaria de saber mais sobre a lipoenxertia mamária, agende uma consulta clicando no botão abaixo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.