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Quais os alimentos que causam inflamação no corpo?

Você é o que você come, certo? Isso significa dizer que alguns alimentos que você come podem estar causando inflamação no corpo.

Não à toa, o termo “dieta anti-inflamatória” é muito usado nas conversas sobre nutrição atualmente. Mas, afinal, por que a inflamação é ruim para nós? E o que a comida tem a ver com isso?

A inflamação é uma parte da resposta normal do seu corpo a infecções ou lesões. É quando o tecido danificado libera substâncias químicas que dizem aos glóbulos brancos para iniciar a reparação. Mas, às vezes, a inflamação é de baixo grau, espalhada por todo o corpo e crônica.

Essa inflamação crônica pode causar danos ao corpo. Ele pode desempenhar um papel no acúmulo de placas nas artérias que podem aumentar o risco de doenças cardíacas e derrame. Também está associado a um maior risco de câncer, diabetes e outras condições crônicas.

As escolhas que você faz no supermercado podem ter um impacto sobre a inflamação em seu corpo. Os cientistas ainda estão descobrindo como os alimentos afetam os processos inflamatórios do corpo, e diante do já observado, é bom evitar alguns alimentos que listo abaixo!

Açúcar

Uma dieta rica em açúcar pode afetar a inflamação crônica, aumentando os marcadores inflamatórios no sangue.

Além disso, o consumo excessivo de açúcar pode aumentar os marcadores inflamatórios em crianças e levar à inflamação crônica, conforme uma pesquisa de 2018.

O estudo comparou uma redução diária de açúcar de 46% com uma redução de 11% dos marcadores pró-inflamatórios em 11 crianças. 

Os pesquisadores sugerem que uma redução na quantidade de bebidas adoçadas com açúcar consumidas durante a infância pode resultar em benefícios futuros para a saúde.

Outro artigo de 2018 sugere que a frutose pode causar inflamação celular. O excesso de frutose também pode aumentar a gordura ao redor dos órgãos abdominais e aumentar a quantidade de gordura no fígado.

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Gorduras Trans

As gorduras trans podem aumentar os marcadores inflamatórios e o risco de inflamação crônica, que pode levar a doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. 

As gorduras trans também podem aumentar os níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) enquanto reduzem as lipoproteínas de alta densidade (HDL), uma combinação que pode aumentar o risco de doença cardíaca.

Embora a carne bovina e os laticínios contenham pequenas quantidades de gorduras trans que ocorrem naturalmente, a maioria das gorduras trans ocorre o óleo vegetal é hidrogenado, como para a produção de margarina. 

As gorduras trans podem aparecer nos rótulos como óleo hidrogenado e podem estar em alimentos processados, produtos de panificação, e alimentos fritos.

Ácidos graxos ômega 6

O corpo precisa de uma certa quantidade de ácidos graxos ômega 6 para crescimento e desenvolvimento saudáveis. 

No entanto, quantidades excessivas de ômega 6 podem fazer com que o corpo crie produtos químicos pró-inflamatórios.

A maionese e os molhos para salada geralmente contêm ácidos graxos ômega-6. Alguns óleos, como óleo de milho, soja, e girassol também podem conter a substância.

Carboidratos refinados

Os carboidratos refinados têm um alto índice glicêmico, que pode aumentar um tipo de proteína chamada produtos com fim de glicação avançada, que podem aumentar a inflamação.

Os carboidratos refinados incluem produtos de farinha branca, como:

  • pão branco e pãezinhos
  • alguns biscoitos
  • arroz branco
  • alguns cereais

Carne vermelha e processada

Carnes vermelhas e processadas são ricas em gorduras saturadas, que podem causar inflamação no tecido adiposo.

Um estudo de 2016 sugere que a carne vermelha e processada está associada a uma resposta inflamatória aumentada no corpo e pode aumentar o risco de câncer de cólon.

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Prefira alimentos anti-inflamatórios

Em vez de olhar para todos os alimentos que você não pode comer, escolha uma abordagem diferente pensando em todos os alimentos que você pode comer! 

Concentre-se em adicionar muitas cores vivas ao seu prato na forma de diferentes frutas e vegetais, muitas gorduras saudáveis ​​como abacate, nozes e peixes gordurosos, bem como fontes mais magras de proteínas como feijão, ovos e frango.

Dessa forma você se protege da inflamação no corpo e passa a ter também mais qualidade de vida. Melhor ainda se você adicionar a prática regular de atividades físicas!

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