Nunca subestime os benefícios de uma alimentação saudável! Além dos inúmeros benefícios que tanto se fala, há alguns alimentos podem amenizar a flacidez.
Os sinais de envelhecimento, como pele flácida, podem ser reversíveis se você adotar uma dieta mais saudável.
Esses alimentos podem estimular a produção de elastina e colágeno, também conhecidos como os materiais que ajudam a manter a forma jovem e saudável da pele. Não é isso que todo mundo realmente quer?
Para isso, preparei uma lista com quais alimentos podem amenizar a flacidez. Confira e inclua alguns — ou todos — em sua rotina alimentar!
1. Azeite de oliva
A radiação ultravioleta é o destruidor número um do colágeno, e o resultado é a pele fotodanificada. Os fotodanos incluem flacidez da pele, manchas e rugas. Tem como causa principal a produção de radicais livres, que quebram as fibras de colágeno no nível celular.
Um estudo com 1.264 mulheres e 1.655 homens descobriu que o ácido graxo monoinsaturado do azeite de oliva protege contra o fotoenvelhecimento grave.
Este estudo descobriu que o azeite de oliva na dieta aumenta a capacidade da pele de resistir aos danos causados pela radiação ultravioleta.
2. Pimentões vermelhos
Por exemplo, os pimentões vermelhos são ricos em vitamina C, que auxilia na formação de colágeno. A vitamina C também auxilia no processo de regeneração da pele, reparo de feridas e possui propriedades fotoprotetoras.
E um estudo recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que para cada aumento de 1 mg na vitamina C diária, você reduz o risco de rugas em 11%.
Leia também::: A importância de uma boa relação entre médico e paciente
3. Óleo de linhaça
Rico em ácido linoléico, esse ácido graxo poliinsaturado é ótimo em saladas. O ácido linoléico é um ácido graxo essencial, que é convertido em outros ácidos graxos, como o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), depois de ingerido.
Aliás, o mesmo estudo do American Journal of Clinical Nutrition que mencionei acima também descobriu que para cada 1 grama de ácido linoléico que você toma por dia, você reduz as chances de secura da pele em 25% e diminui o afinamento da pele em 22%.
4. Cenouras
Abasteça-se de carotenóides, os poderosos compostos vegetais responsáveis pelos pigmentos amarelo, laranja e vermelho em certas plantas, como as cenouras.
Esses compostos potentes previnem danos às células e envelhecimento prematuro da pele, a protegendo dos danos dos radicais livres. Além disso, outros alimentos ricos em carotenóides incluem abóbora, tomate, batata-doce, pimentão, melancia e mostarda.
5. Salmão
Sabemos que os ácidos graxos ômega-3 são supernutrientes poderosos que podem ajudar em tudo, desde depressão, doenças cardíacas e câncer.
Aqui estão mais algumas coisas surpreendentes que os ômega-3 fazem: eles podem diminuir a inflamação que causa a acne, podem ajudar a tratar doenças inflamatórias da pele como psoríase, e podem reduzir a profundidade das rugas causadas pela inflamação induzida por UV.
6. Beterrabas
Quer você as coma crus, em sucos ou sempre teve curiosidade em comer beterraba, nunca é tarde para começar a adicionar mais deste poderoso antioxidante altamente concentrado ao seu dia.
Além disso, preenchida com vários nutrientes, incluindo carotenóides, vitamina C e folato, a beterraba desintoxica e fornece um efeito anti-inflamatório na pele inchada e inflamada, deixando a superfície com aparência lisa e firme.
7. Brócolis
A luteína, um tipo de vitamina carotenóide encontrada nos brócolis. Ela funciona de maneira semelhante a um beta-caroteno, ao proteger a pele dos danos oxidativos, e que cria linhas finas e rugas.
Também promove e mantém a produção de colágeno a partir da vitamina C, selênio e vitamina A.
Protegendo dos danos do sol, eles atuam em conjunto com outros sistemas de proteção, bem como neutralizando os radicais livres que causam o envelhecimento da sua pele.
Mas com o consumo de brócolis, você está introduzindo o Sulorafano, minimizando a quantidade de células da pele que foram destruídas pela luz ultravioleta em 48 horas até 29%.
Leia também::: Procedimentos não-invasivos para o tratamento da papada
Alimentos podem amenizar a flacidez
Livrar-se ou pelo menos minimizar a pele flácida não é uma solução durante a noite. Demorou mais de um dia para acontecer e levará mais de um dia para recuperar.
Mas, incorporar esses e muitos outros alimentos saudáveis em sua dieta vai render a longo prazo, mesmo vendo os resultados em apenas algumas semanas.
Adicionar alimentos ricos em proteínas e aqueles ricos em antioxidantes às suas refeições irá indicar a direção certa para a melhoria da flacidez da sua pele.
Seguindo seu plano de alimentação saudável, crie uma rotina de cuidados com a pele que não só possa ser completada diariamente, mas também seguida.
Portanto, espero que tenha gostado do artigo sobre quais alimentos podem amenizar a flacidez. E para mais dicas e informações, siga meu canal no Youtube!