o que e rinoplastia e para quem e indicada

O que é rinoplastia? Para quem é indicada?

Você sabe o que é rinoplastia? Se você sempre quis mudar o tamanho ou o formato do seu nariz, então você pode estar interessado na rinoplastia. 

Esse procedimento, comumente conhecido como plástica no nariz, é uma maneira segura e eficaz de mudar o formato do nariz. 

Por exemplo, dados da Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) indicam quem foram realizadas 4.189.830 cirurgias estéticas na face em 2017 — dados mais recentes sobre o tema. Desse total, a rinoplastia foi o segundo procedimento mais realizado, ficando atrás apenas da blefaroplastia, que é a cirurgia de pálpebras.

Para saber mais sobre o que é a rinoplastia, e para quem esse procedimento é indicado, preparei o artigo abaixo. Confira!

O que é a rinoplastia?

Cada procedimento de rinoplastia é diferente. Todos os pacientes que decidem se submeter a esse procedimento possuem objetivos estéticos específicos, que vão desde a redução da narina até a remoção da giba. 

Mas a maioria dos pacientes de rinoplastia deseja um nariz menor, uma ponte mais reta ou a ponta mais fina. Para isso, os cirurgiões usam várias técnicas para alterar a estrutura nasal. No final, os pacientes ficam com narizes amplamente melhorados, tanto cosmética quanto funcionalmente.

A parte superior da estrutura do nariz é osso e a parte inferior é cartilagem. A rinoplastia pode alterar osso, cartilagem, pele ou todos os três. 

Além do aspecto estético, essa cirurgia também pode ser feita com o objetivo de melhorar a respiração.

Leia também::: Qual é a segurança da cirurgia plástica combinada?

O que a rinoplastia pode tratar?

Se você deseja um nariz mais simétrico, lembre-se de que o rosto de todas as pessoas é até certo ponto assimétrico. 

Os resultados podem não ser completamente simétricos, embora o objetivo seja criar equilíbrio facial e proporções corretas.

Indicações para a rinoplastia:

  • Mudar o tamanho do nariz em relação ao equilíbrio facial
  • Mudar a largura do nariz na ponte ou no tamanho e posição das narinas
  • Perfil do nariz com saliências ou depressões visíveis na ponte
  • Ponta nasal dilatada ou bulbosa, caída, arrebitada ou em forma de gancho
  • Narinas grandes, largas ou arrebitadas
  • Assimetria nasal

Além disso, a rinoplastia pode ser feita para melhorar uma via aérea obstruída. Mas para isso requer uma avaliação cuidadosa da estrutura nasal no que se refere ao fluxo de ar e à respiração.

Ou seja, a correção de um desvio de septo, uma das causas mais comuns de deficiência respiratória, é obtida ajustando-se a estrutura nasal. Isso produz um melhor alinhamento.

Para quem é indicada?

A rinoplastia é um procedimento altamente individualizado. Dessa forma, você deve fazer isso por si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar se adequar a qualquer tipo de imagem ideal.

Por isso, se você está pensando em fazer uma plástica no nariz, marque uma consulta com seu cirurgião para discutir o assunto. 

Por exemplo, durante essa consulta, converse sobre seus objetivos e diga ao médico o que o incomoda no seu nariz e como você gostaria de mudá-lo.

Lembre-se de que não existe nariz perfeito. A cirurgia, entretanto, pode melhorar as características faciais e enfatizar sua beleza natural e única. 

Mas um cirurgião plástico pode descrever as características faciais que o tornam único e dizer como as mudanças melhorariam sua aparência.

Além disso, o cirurgião avaliará as estruturas de seu nariz e outras características faciais. Após esta avaliação, eles podem dizer se suas expectativas são realistas.

Por fim, o cirurgião também levará em consideração sua saúde geral e deve discutir com você os riscos, o tempo de recuperação e os custos envolvidos.

Leia também::: Como é a alimentação após a cirurgia plástica?

Escolha um bom cirurgião plástico

Portanto, agora que você já sabe o que é rinoplastia, e para quem ela é indicada, a dica final que dou é que você deve procurar um bom cirurgião plástico para realizar o procedimento.

Apesar da rinoplastia ser um procedimento relativamente simples, ele requer amplo conhecimento do profissional médico, a fim de garantir que o resultado seja dentro daquilo que você espera.

Dessa forma, espero que tenha gostado do artigo sobre o que é rinoplastia. E caso esteja interessado no procedimento, marque uma consulta de avaliação. É só clicar no botão abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.