cuidados-com-o-corpo-no-verao

Cuidados com o corpo no verão: sua saúde e autoestima em primeiro lugar!

Praia, piscina, calor! Apesar das maravilhas, os cuidados com o corpo no verão nem sempre são levados a sério. E aí as consequências podem ser terríveis!

O verão é uma época difícil para sua pele. O calor escaldante pode ser implacável, e para se refrescar recorremos a piscinas com cloro, ou mesmo a água salgada do mar. Mas somado a isso, a poluição e outros contaminantes ambientais tiram o brilho natural da pele, deixando-a oleosa, opaca e com manchas. 

Por isso, precisamos ter cuidados extra com o corpo no verão, tudo para manter nossa saúde e autoestima em primeiro lugar. 

Como o verão afeta sua pele?

O aumento da temperatura durante os meses de verão, combinado com umidade e calor, pode aumentar a atividade das glândulas sebáceas. Isso faz com que a pele oleosa pareça mais oleosa e a pele seca pareça áspera e irregular. 

A intensidade dos raios solares também provoca o bronzeamento, produzindo mais pigmentos de melanina. Embora todos saibam que mais melanina significa pele mais escura, poucos relacionam a pele queimada de sol com envelhecimento e câncer. 

O calor também pode causar a abertura de mais poros, que podem ficar obstruídos com sujeira e óleo, prendendo bactérias, causando acne, espinhas e manchas no rosto.

LEIA TAMBÉM>>> Procedimentos estéticos e autoestima: qual é a relação?

E como cuidar da pele e do corpo no verão?

Para garantir que você consiga aproveitar essa estação da melhor forma, alguns cuidados básicos podem ser seguidos. Afinal de contas, o verão é uma época do ano maravilhosa, e todos queremos aproveitá-la ao máximo.

Então, isso é o que você pode fazer para cuidar da sua pele neste verão:

Mantenha sua pele hidratada

Lembre-se de que o verão é a época em que sua pele requer mais hidratação. Por isso, invista em uma boa máscara hidratante para usar algumas vezes por semana. 

Lave o rosto primeiro e aplique a máscara conforme indicado à noite para reparar, reidratar e acalmar a pele. Além disso, uma máscara pode tratar doenças específicas da pele, como ressecamento, acne, oleosidade, entre outros. Mas escolha a máscara apropriada e gaste aqueles 10 minutos extras limpando o estresse, fadiga e manchas de sua pele.

Esfolie regularmente 

A esfoliação é a chave para uma pele mais brilhante e lisa. Ela remove os restos de pele opacos e células mortas. Esses resíduos impedem a pele de respirar e podem congestionar os poros. 

Lembre-se de que a esfoliação é necessária para todo o corpo e não apenas para o rosto. Você deve, no entanto, ser gentil ao esfoliar. Ou seja, não faça muita força e use produtos apropriados, caso contrário sua pele ficará machucada. Pessoas com pele sensível devem optar por esfoliantes suaves que são sensíveis à pele.

Use protetor solar

O protetor solar deve ser seu melhor amigo durante o verão. Escolha um que tenha um amplo espectro ultravioleta (entre 30-50 FPS e cubra os raios UVA e UVB). Reaplique a cada três horas se passar o dia todo ao sol. Certifique-se de cobrir suas mãos, pés, ombros e pescoço também, ou seja, todas as áreas expostas do seu corpo.

Beba muita água

A água é o ingrediente mais importante no tecido saudável da pele. Ele mantém ela macia, hidratada e radiante. Lembre-se de levar água aonde quer que vá e beber no mínimo 2 a 3 litros por dia. Além disso, a água também é muito importante para eliminar as toxinas da pele através do suor e da urina.

Tome cuidado com a região dos olhos

Ao escolher hidratantes e protetores solares para o rosto, lembre-se de que a pele ao redor dos olhos é muito mais fina e delicada em comparação com o resto do rosto. Mas escolha um produto para os olhos, preferencialmente que contenham ácido hialurônico, pepino ou até mesmo mel. Esses ingredientes mantêm a pele ao redor dos olhos hidratada e evitam a formação de rugas.

Aproveite ao máximo a estação

Com os cuidados que listamos acima, você poderá aproveitar essa estação da melhor forma, mantendo seu corpo e pele saudáveis. E quando isso acontece, até mesmo nossa autoestima é elevada.

Então, espero que tenha gostado das dicas sobre cuidados com a pele e o corpo no verão. E para mais informações sobre qualidade de vida e procedimentos estéticos, me siga nas redes sociais. Tenho canais no Instagram, Facebook e Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.