como-preparar-o-emocional-antes-da-cirurgia-plastica

Como preparar o emocional antes da cirurgia plástica?

Você está prestes a realizar um procedimento estético e, naturalmente, deve estar nervosa. Saber fazer o preparo emocional para cirurgia plástica pode ser um grande diferencial nesse momento.

Afinal de contas, é normal sentir essa ansiedade. Na grande maioria dos casos, a cirurgia representa uma mudança corporal que trará à paciente sua autoestima de volta. E diante disso, se experimentam variadas sensações, angústias e expectativas pelo resultado.

Por isso, ter o preparo emocional para a cirurgia plástica pode ajudar a aliviar a pré-tensão pelo procedimento. E para entender como fazer isso, separei algumas dicas que apresento no artigo a seguir. 

A preocupação faz parte do processo

Não importa onde você esteja em sua jornada, nunca é cedo demais para começar a se preparar para a cirurgia plástica e para a recuperação física e emocional que se seguirá. 

É normal sentir-se numa montanha-russa emocional desde a consulta inicial até o resultado final, que em alguns casos pode levar até seis meses ou mais para aparecer totalmente. 

Lembre-se de que, à medida que você se recupera, sua saúde emocional deve ser tão prioritária quanto sua saúde física. Sentimentos de nervosismo, ansiedade, excitação, depressão e estresse são todos uma parte normal do processo, mas também podem afetar sua recuperação. 

Quanto mais tempo você passar se preparando para a cirurgia plástica, menos estressada você ficará e mais rapidamente se recuperará física e emocionalmente. 

Leia também::: O que saber antes de colocar silicone no seio

Preparo emocional para cirurgia plástica

Ao se preparar mentalmente para a cirurgia e a recuperação, você poderá realizar o processo com maior facilidade e conforto.

Esteja informado

Quanto mais você sabe sobre algo, menos assustador se torna! Reserve um tempo para fazer algumas pesquisas sobre seu procedimento e seu médico. Você pode não ser capaz de entender todo o jargão técnico e médico, mas não precisa ter um conhecimento extremamente profundo da cirurgia; deixe seu médico cuidar disso. 

No entanto, você pode encontrar informações básicas no site do médico ou em sites de organizações de cirurgia plástica. 

Faça perguntas 

Mesmo depois de passar todo esse tempo pesquisando, ainda assim você terá algumas perguntas sobre a sua cirurgia. Não tenha medo de perguntar a eles. Por exemplo, o objetivo do seu médico é ajudá-la a ter a melhor experiência possível com eles e isso inclui fazer você se sentir confortável e bem informado sobre o seu procedimento.

Compartilhe suas preocupações 

Na mesma linha, não tenha medo de compartilhar quaisquer problemas ou preocupações com seu médico. Afinal, eles precisam saber muito sobre você para tomar a melhor decisão para você e dez minutos antes da sua cirurgia não é o momento para trazer nada à tona. 

Provavelmente, eles ouviram as mesmas preocupações de outros pacientes e são mais do que capazes de abordá-las. Se ajudar, traga uma lista de todas as suas dúvidas e preocupações para a sua consulta.

Leia também::: Como planejar a cirurgia plástica?

Prepare sua casa 

Muitas pessoas descobrem que limpar a casa antes de sair de férias as ajuda a voltar à rotina normal depois que a viagem termina. O mesmo conceito pode ser aplicado à sua cirurgia. 

Preparar sua casa, estocando-a com suprimentos e preparando sua área de descanso, não só ajudará você durante sua recuperação, mas também deixará você com menos preocupações ao chegar em casa.

Mantenha-se positivo 

O pensamento positivo faz maravilhas pela saúde mental do paciente. Por isso, encontre algo para comemorar ou para ser feliz a cada dia de sua recuperação. Quando você se sentir bem, mantenha-se ocupada para não ficar pensando constantemente em sua aparência. 

Alegre-se com suas realizações, presenteando-se com um passeio especial ou um novo item. Ou seja, mantendo uma atitude positiva, você pode realmente ajudar no seu processo de recuperação muito melhor do que nutrir sentimentos negativos sobre a cirurgia.

Converse sempre com seu médico

A melhor coisa que você pode fazer para se preparar para o procedimento é estar ciente dos altos e baixos que sentirá durante a recuperação da cirurgia plástica. 

Converse com seu cirurgião sobre o que seu procedimento implicará para que você saiba como o paciente deve ser enquanto espera pelo aparecimento de resultados verdadeiros.

A grande maioria dos pacientes fica satisfeita com os resultados após a recuperação, mas tem dúvidas e preocupações antes de chegar lá. 

Pergunte sempre sobre quaisquer dúvidas e preocupações que possa ter para que não haja surpresas. Faça anotações sobre as expectativas que você está estabelecendo para que possa se lembrar delas no futuro. 

Dessa forma, é possível ter um melhor preparo para o procedimento. Em contrapartida, a recuperação se torna menos traumática e você ficará mais animada a partir do momento que percebe os resultados. 

Espero que tenha gostado do artigo sobre preparo emocional para cirurgia plástica. E já lhe convido a assistir ao vídeo sobre perguntas a fazer ao cirurgião plástico antes do procedimento. É só dar o play abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.