como-manter-os-resultados-da-cirurgia-bariatrica

Como manter os resultados da cirurgia bariátrica em uma vida mais saudável?

Muitos que passam por um procedimento de redução de peso, temem que os quilos voltem a aparecer depois. Ou seja, manter os resultados da cirurgia bariátrica é um desejo de todos aqueles que passam por esse procedimento.

Mas infelizmente, algumas pessoas que passam por uma cirurgia bariátrica acabam voltando a aumentar o peso alguns meses depois. Em geral, isso acontece com uma minoria de pessoas, que neglicencia sua saúde e não muda seus hábitos alimentares e de exercícios físicos.

A saber, esse aumento de peso pode ocorrer com qualquer pessoa que não mantém um estilo de vida saudável. Mas no caso de quem passou por uma cirurgia bariátrica, os cuidados devem ser redobrados. E é sobre eles que falo no artigo abaixo.

Como são os primeiros meses pós-cirurgia?

No primeiro ano após a cirurgia, a maioria dos pacientes é diligente com dieta e exercícios. Eles comem porções adequadas e fazem atividades físicas regulares. 

Mas, à medida que começam a tolerar uma variedade maior de alimentos, muitos começam a comer mais e se exercitar menos. Sua perda de peso diminui e estabiliza antes de começar a subir.

Por exemplo, quando você pesa mais, precisa de mais calorias para manter seu corpo em funcionamento. Mas após a cirurgia bariátrica, seu metabolismo diminui e sua necessidade de calorias diminui à medida que você perde peso. 

Ou seja, você não pode comer o mesmo número de calorias com 80 quilos que comia com 200 quilos, ou vai ganhar peso. 

Por isso, a maior parte do peso recuperado se resume aos hábitos alimentares. Há alguns comportamentos alimentares que são amplamente responsáveis ​​por uma quantidade maior do que o normal de perda de peso, como:

  • Comer compulsivamente
  • Seguir comendo mesmo quando já se sente satisfeito
  • Negligenciar os horários de alimentação
  • Seguir comendo fast food

Leia também::: Como preparar o emocional antes da cirurgia plástica?

Mantenha os resultados da cirurgia bariátrica

Embora o ganho de peso seja comum, não é inevitável. Aqui estão algumas dicas para manter os resultados da cirurgia bariátrica:

Reconheça seu corpo

Por exemplo, reconheça que a obesidade é uma condição crônica e multifacetada que programa seu corpo para ganhar peso. Uma equipe médica dedicada é sua aliada na luta para perder peso e ter saúde.

Não tenha vergonha

Não tenha vergonha se começar a ganhar peso. Fale com sua equipe médica. Eles o ajudarão a determinar por que isso está acontecendo. 

Siga o plano

Além disso, siga seu plano de nutrição recomendado para garantir que você receba uma nutrição adequada e mantenha a massa muscular. O objetivo final é fazer uma dieta regular em quantidades menores.

Busque apoio

Posteriormente, se você tiver problemas para manter as mudanças de estilo de vida recomendadas, procure apoio. Você talvez tenha pessoas fantásticas em seu círculo de amizade e que adorariam fazer uma caminhada ou corrida diária com você.

Faça exercícios

Seu corpo é uma máquina, e que precisa “queimar” o combustível que você ingere por meio da alimentação. Por isso, faça exercícios físicos regulares, para manter seu corpo em movimento e evitar que aqueles quilos perdidos retornem.

Mude seu estilo de vida

Um ponto importante para manter os resultados da cirurgia bariátrica é reconhecer que é necessário mudar seu estilo de vida. O que você levava antes do procedimento lhe fizeram ganhar muito peso, e por isso ele precisa ser mudado. 

Após a cirurgia, você tem um compromisso com um novo estilo de vida. Cada dia deve ser o reflexo de uma nova atitude de que você é importante e que sua saúde é importante. 

Tenha orgulho de todos os dias em que mantém esse compromisso consigo mesmo. Envolva-se em hobbies, atividades e grupos que você goste. A chave é manter-se envolvido em tantas atividades, comportamentos e grupos que o lembrem de seus objetivos de perda de peso e encorajem seu novo estilo de vida.

Torne a prática de exercícios um hábito diário e siga o plano alimentar. Dessa forma, você conseguirá manter os resultados da cirurgia bariátrica, ao mesmo tempo que tem uma vida mais saudável.

Leia também::: Cirurgia plástica: O universo onde saúde e estética se complementam

Cuide de você

A cirurgia para perda de peso não é uma cura para a obesidade, mas sim uma ferramenta para ajudá-lo a perder peso e ter uma vida mais saudável, longa e gratificante. O sucesso depende da sua capacidade de seguir as orientações para mudanças na dieta, exercícios e estilo de vida.

Uma de minhas especialidades dentro da cirurgia plástica são as cirurgias pós-bariátricas. Elas são feitas quando o paciente atinge o peso ideal, seja após a bariátrica ou pelo emagrecimento convencional, a pele normalmente perde firmeza. 

Portanto, a cirurgia de contorno corporal pode ser uma alternativa para corrigir a flacidez e o acúmulo de gorduras, para retirar o excesso de pele, devolvendo o aspecto firme da pele. Se necessário, pode ser associado ao lifting braquial e à lipoaspiração.

Por isso, se você quer manter os resultados da cirurgia bariátrica, e acha necessário dar um passo a mais removendo o excesso de pele, agende uma consulta comigo. É só clicar no botão abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.