como-e-feito-o-tratamento-da-ginecomastia

Como é feito o tratamento da ginecomastia?

Ginecomastia ocorre quando um homem desenvolve seios aumentados. Isso ocorre por alterações hormonais ou gordura ao redor do tecido aumentado das glândulas mamárias.

Normalmente, o hormônio testosterona inibe o desenvolvimento do tecido mamário, enquanto o estrogênio tem um efeito estimulante.

Os desequilíbrios entre esses hormônios podem levar à ginecomastia. O excesso de peso pode levar a um maior armazenamento de gordura no peito, bem como em todo o corpo.

Estudos descobriram que entre 32% a 65% dos homens têm ginecomastia. O tratamento não cirúrgico geralmente se concentra em atingir a causa raiz, como mudanças no estilo de vida, medicamentos e terapia hormonal.

Porém, em alguns casos, a cirurgia plástica pode ser necessária. Para saber mais sobre como é o tratamento da ginecomastia, confira o artigo que preparei abaixo!

Quais são as causas da ginecomastia?

Muitas coisas podem contribuir para o desenvolvimento da ginecomastia, incluindo fatores de estilo de vida, como beber muito álcool ou praticar poucos exercícios

Além disso, doenças subjacentes, envelhecimento e efeitos colaterais de alguns medicamentos também podem desencadear o crescimento das mamas em homens.

O hormônio sexual testosterona tem um efeito inibitório sobre o desenvolvimento do tecido mamário.

Por sua vez, os hormônios sexuais estrogênio e progesterona têm efeito estimulante na presença do hormônio do crescimento e do fator de crescimento semelhante à insulina.

Os fatores a seguir podem levar a um desequilíbrio desses hormônios em homens que, de outra forma, não desenvolveriam ginecomastia.

Envelhecimento

A testosterona cai naturalmente conforme você envelhece, começando aproximadamente aos 30 anos de idade.

Homens com mais de 65 anos descobriram que a ginecomastia geralmente aparece devido aos níveis mais baixos de testosterona.

Homens mais velhos também têm maior probabilidade de tomar medicamentos que podem causar ginecomastia como efeito colateral.

Puberdade

Cerca de 60% dos jovens apresentam sinais de ginecomastia aos 14 anos devido a alterações hormonais durante a puberdade.

A ginecomastia decorrente de alterações ocorridas durante a puberdade tende a se resolver sem tratamento em três anos.

Alta porcentagem de gordura corporal

Ter um alto percentual geral de gordura corporal em qualquer peso pode levar a um maior armazenamento de gordura ao redor do peito.

Ter um maior percentual de gordura corporal também está relacionado a níveis mais altos de estrogênio.

O tecido adiposo é o principal local onde a testosterona é convertida em estrogênio pela enzima aromatase. Cerca de 85% do estrogênio no corpo de homens vem da atividade dessa enzima.

Medicamentos

Cerca de 20% dos casos de ginecomastia são causados ​​por drogas ou medicamentos.

Alguns medicamentos têm propriedades semelhantes ao estrogênio, aumentam a produção desse hormônio ou fornecem ao corpo substâncias como a testosterona, que podem ser transformadas em estrogênio.

Outros tipos de drogas levam ao desenvolvimento de ginecomastia por razões desconhecidas.