Cirurgia plástica no nariz: tudo sobre a rinoplastia

A cirurgia plástica no nariz é um procedimento cada vez mais procurado, seja para melhorar a respiração, seja para uma melhor aparência. E entre os procedimentos estéticos, está entre os que causam maior mudança no rosto das pessoas.

Lembre-se antes de tudo de que não existe nariz perfeito. A cirurgia, entretanto, pode melhorar as características faciais e enfatizar sua beleza natural e única. Um cirurgião plástico pode descrever as características faciais que o tornam único e dizer como as mudanças melhorariam sua aparência.

E para falar mais sobre esse procedimento e como ele é realizado, separei algumas informações nesse artigo. Leia agora mesmo!

O que é a rinoplastia?

A cirurgia plástica no nariz, ou rinoplastia, é uma cirurgia que altera a forma do nariz. A motivação para a rinoplastia pode ser mudar a aparência, melhorar a respiração ou ambos.

A parte superior da estrutura do nariz é composta por osso e a parte inferior é de cartilagem. A cirurgia plástica pode alterar osso, cartilagem, pele ou todos os três. 

Ao planejar a rinoplastia, são consideradas suas outras características faciais, a pele do nariz e o que você gostaria de mudar. Importante sempre salientar que cada corpo é único e todos os detalhes, sejam físicos ou emocionais, são considerados no momento da cirurgia, para que o melhor resultado seja sempre alcançado.

Como se preparar para a cirurgia de nariz

Antes de agendar a rinoplastia, você deve se reunir com seu cirurgião plástico. Nesse momento, aproveite para discutir os fatores importantes que determinam se a cirurgia provavelmente funcionará bem para você. 

Esta consulta geralmente inclui:

Seu histórico médico

A pergunta mais importante é sobre sua motivação para a cirurgia e seus objetivos. Também são feitas perguntas sobre seu histórico médico — incluindo histórico de obstrução nasal, cirurgias e quaisquer medicamentos que você tome. 

Um exame físico

Pode também ser necessário um exame físico completo, incluindo exames laboratoriais. Suas características faciais e a parte interna e externa do nariz também são avaliados nesse momento.

O exame físico ajuda a determinar quais mudanças precisam ser feitas e como suas características físicas, como a espessura da pele ou a resistência da cartilagem na ponta do nariz, podem afetar os resultados. 

O exame físico também é fundamental para determinar o impacto da rinoplastia em sua respiração.

Fotografias

Alguém do consultório poderá tirar fotos do seu nariz de diferentes ângulos. Após, um software de computador pode ser usado para manipular as fotos e mostrar que tipos de resultados são possíveis. 

Essas fotos auxiliarão na avaliação do antes e depois, referência durante a cirurgia e avaliações de longo prazo. Mais importante ainda, as fotos permitem uma discussão específica sobre os objetivos da cirurgia.

Suas expectativas

Você deve conversar sobre suas motivações e expectativas. Nesse momento é explicado o que pode e o que não pode ser feito você e quais podem ser seus resultados. 

É normal sentir-se um pouco constrangido ao discutir sua aparência, mas é muito importante que você seja aberto sobre seus desejos e objetivos para a cirurgia.

Como é feita a cirurgia plástica no nariz?

A rinoplastia pode ser feita dentro do nariz ou através de um pequeno corte externo (incisão) na base do nariz, entre as narinas. Nesse momento será reajustado o osso e a cartilagem sob sua pele.

A cirurgia plástica no nariz requer anestesia local com sedação ou anestesia geral, dependendo da complexidade da cirurgia. Discutir com seu médico antes da cirurgia qual tipo de anestesia é mais apropriado para você.

Durante a cirurgia, podem ser alteradas a forma de seus ossos nasais ou cartilagem de várias maneiras, dependendo de quanto precisa ser removido ou adicionado, a estrutura de seu nariz e os materiais disponíveis. 

Se a parede entre os dois lados do nariz (septo) estiver torta ou torta (desviada), pode ser necessário corrigi-la para melhorar a respiração.

Em geral, a alta médica pode ocorrer no mesmo dia da cirurgia, ou no dia seguinte, dependendo da sua recuperação.

Cuidados pós-cirúrgicos

Após a cirurgia, você precisa descansar com a cabeça erguida acima do peito, para reduzir o sangramento e o inchaço. Seu nariz pode estar congestionado por causa do inchaço ou das talas colocadas dentro do nariz durante a cirurgia.

Na maioria dos casos, os curativos internos permanecem no local por um a sete dias após a cirurgia. Pode ser necessário a colocação de uma tala no nariz para proteção e apoio. Geralmente, ele está no local por cerca de uma semana.

Pequenos sangramentos e drenagem de muco e sangue são comuns alguns dias após a cirurgia ou após a retirada do curativo. Para diminuir ainda mais as chances de sangramento e inchaço, alguns cuidados podem ser tomados nas primeiras semanas, tais como:

  • Evite atividades extenuantes
  • Evite assoar o nariz
  • Coma alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais, para evitar a constipação
  • Evite expressões faciais extremas, como sorrir ou rir
  • Escove os dentes suavemente para limitar o movimento do lábio superior

Algum inchaço temporário ou descoloração das pálpebras pode ocorrer por duas a três semanas após a cirurgia plástica no nariz. O inchaço leva mais tempo para desaparecer. Limitar o sódio na dieta ajudará o inchaço a desaparecer mais rapidamente. 

Busque um excelente profissional

Importante frisar que, ao decidir realizar uma cirurgia plástica no nariz, busque por um bom profissional, com referências, e que atue em uma clínica de referência. Isso garantirá que o resultado será dentro daquilo esperado e que não haverá arrependimentos futuros.

E já lhe convido a conhecer a Clínica Evidence, onde atuo com cirurgia plástica de nariz e outros procedimentos. Além disso, me siga nas redes sociais. Em meus canais no Instagram ou Youtube venho compartilhando muitas informações para quem deseja conhecer mais sobre cirurgia plástica.

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.