carreira-na-cirurgia-plastica-conheca-as-oportunidades

Carreira na cirurgia plástica? Conheça as oportunidades

O Brasil é o 4º no ranking mundial em procedimentos estéticos. Dessa forma, médicos que desejam seguir a carreira na cirurgia plástica certamente estarão fazendo uma ótima escolha!

Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil é líder mundial no ranking de cirurgias plásticas em jovens. Por exemplo, dos quase 1,5 milhão de procedimentos estéticos feitos em 2016, 97 mil (6,6%) foram em pessoas com até 18 anos de idade. 

Outro exemplo: de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), no ano de 2018, o Brasil registrou a realização de mais de 1 milhão de cirurgias plásticas.

Ou seja, é grande a procura de pessoas por cirurgias plásticas. Para falar um pouco mais sobre essa carreira, e quais as oportunidades, preparei o artigo abaixo. Vamos conferir?

Como começar

Sou cirurgião plástico e descobri minha verdadeira paixão por essa área ainda na faculdade de medicina. No terceiro ano da faculdade fiquei fascinado pela cirurgia plástica, principalmente influenciado pelo Dr. Sérgio Fernando. 

Adorava já naquela época a auxiliar nos tratamentos, quando tinha a oportunidade de aprender cada vez mais sobre a área estética. Mas mais que apenas ser o médico responsável pelo procedimento, sempre me posicionei no sentido de desenvolver um entendimento dos pacientes como um todo: físico e emocional.

E essa é a primeira dica para quem deseja seguir nessa área. Mais que atuar promovendo mudanças estéticas nos pacientes, ele também mudará toda sua autoestima. Isso permite que a grande maioria das pessoas volte a se olhar no espelho e ter prazer em ver a imagem refletida.

Apenas para lembrar, para se tornar um cirurgião plástico, o primeiro passo é cursar uma faculdade de Medicina. Após, é necessário fazer residência em Cirurgia Geral, para aprimorar as técnicas e obter o título de cirurgião.

Mas concluída essa etapa, é necessária especialização em Cirurgia Plástica. Ela acontece em uma instituição que seja reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, podemos dizer que essa caminhada dura em torno de 11 a 12 anos.

Leia também::: Cirurgia plástica: O universo onde saúde e estética se complementam

Carreira na cirurgia plástica

Além disso, é bastante comum as pessoas ligarem o cirurgião plástico apenas à estética. Mas seu trabalho vai muito além! A cirurgia plástica moderna é uma especialidade dinâmica e em constante evolução, e não está restrita pela anatomia ou sistemas orgânicos.

Atualmente, o cirurgião plástico Incorpora várias áreas de atuação, tais como:

  • Cirurgia da mão
  • Cirurgia crânio-maxilo-facial
  • Tumores cutâneos 
  • Oncologia
  • Cuidados às queimaduras e feridas complexas
  • Cirurgias estéticas
  • Cosmiatria
  • Cirurgia plástica órbito-palpebral
  • Reconstrução mamária
  • Microcirurgia 
  • Cirurgia de intersexo
  • Entre outras

O cirurgião plástico atua na forma e função dos órgãos, tecidos e músculos. Ele promove mudança na disposição dos tecidos do corpo inteiro com finalidades reparadoras e estéticas. 

Além disso, ele reconstrói estruturas danificadas do corpo devido a traumas, queimaduras, sequelas cirúrgicas e lesões nervosas.

Ou seja, esse especialista também realiza tanto enxerto de pele em pacientes queimados quanto o transplante microcirúrgico de ossos, músculos e pele para a cobertura de defeitos cutâneos. Tal ação visa restabelecer o funcionamento de um músculo. Também pode melhorar uma articulação lesada e para estruturas complexas da face, como o nariz, as pálpebras e a boca. 

Devolver a autoestima dos pacientes

Ou seja, mais que procedimentos estéticos em torno da beleza, é papel do cirurgião plástico usar seus conhecimentos para devolver a autoestima aos pacientes. Para isso deve usar as mais variadas técnicas e conhecimentos, numa avaliação holística, para que o resultado esperado possa ser alcançado.

Eu mesmo acredito que tudo começa na vontade de escutar os anseios e vontades dos pacientes, para poder indicar o tratamento mais adequado, sem fantasias ou falsas expectativas. 

Portanto, considero ainda fundamental ter o conhecimento. Além disso, a experiência permite oferecer a melhor técnica, que é alcançada através de muito estudo e dedicação.


Espero que tenha gostado do artigo sobre carreira na cirurgia plástica, e o vasto campo de possibilidades que ela proporciona. Mas caso queira seguir recebendo dicas e informações, me siga nas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook e Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.