a-relacao-entre-saude-mental-e-cirurgia-plastica

A relação entre saúde mental e cirurgia plástica

A grande maioria das pessoas opta por uma cirurgia plástica em uma tentativa de se sentir melhor com sua aparência, elevando sua autoestima. 

Ou seja, é possível afirmar que a saúde mental e cirurgia plástica possuem uma estreita relação, ao permitir que as pessoas que passem por algum procedimento recuperem o amor próprio.

Mas infelizmente muitas pessoas ainda acreditam erroneamente que a cirurgia plástica é apenas para pessoas vaidosas que buscam mais atenção ou mais atração. 

Mas embora existam uma minoria que deseja passar por algum procedimento por estes motivos, a imensa maioria das pessoas interessadas em cirurgia plástica está tentando melhorar sua própria saúde mental.

Ficar insatisfeito com sua própria aparência pode ter consequências mentais e emocionais devastadoras. Pode tornar as pessoas quase incapazes de estabelecer relacionamentos significativos com outras pessoas e alimentando sentimentos de inadequação, solidão e depressão.

Nesse sentido, podemos dizer que a saúde mental também pode ser beneficiada pela cirurgia plástica e, é sobre este tema que abordo no artigo abaixo!

Melhora da saúde mental

A intenção mais comum por trás da cirurgia plástica é melhorar a aparência física. Embora isso possa parecer um motivo simples para passar por um procedimento, é muito mais profundo do que parece ser.

Quando você melhora sua aparência física, automaticamente se sente melhor com sua aparência externa e interna e como se sente. 

Não há sentimento melhor do que amar a pessoa que você vê no espelho. Portanto, quando os pacientes optam por fazer uma cirurgia estética, eles estão, em última análise, melhorando sua autoimagem e autoestima.

Pessoas que estão confiantes em sua aparência também são mais propensos a se envolver e se socializar com outras pessoas. 

A melhora da autoestima também pode ter um impacto positivo no local de trabalho. Pessoas que sofrem de baixa autoestima frequentemente se envolvem em comportamentos subconscientes que prejudicam seu sucesso, tornando-as menos propensas a pedir ou obter promoções, aumentos e até empregos. 

Os benefícios da cirurgia plástica para a saúde mental podem mudar a vida de pessoas que há anos têm vergonha e não têm confiança em sua aparência exterior.

Claro, é importante notar que a aparência não deve ser o único fator por trás da auto-estima. 

Embora as pessoas devam gostar de sua aparência, também devem encontrar confiança e felicidade em seus empregos, relacionamentos e conquistas na vida. 

É por isso que o cirurgião plástico sempre leva em consideração o estado mental e emocional do paciente, a fim de compreender seus objetivos e desejos ao optar por se submeter a determinados procedimentos cosméticos.

Leia também::: 6 sintomas físicos do estresse no corpo

Melhoria da saúde

Quando se trata da palavra saúde, é importante lembrar que ela inclui todas as formas de saúde, como física, emocional, mental, intelectual, social e até ocupacional. 

Se você olhar para o termo “saúde” da maneira mais ampla possível, é muito fácil entender como a cirurgia plástica pode ter um impacto positivo na saúde das pessoas.

Quanto mais saudáveis ​​somos, mais longas e gratificantes nossas vidas podem ser. Desta forma, as cirurgias plásticas podem proporcionar diversas melhorias à saúde mental e física das pessoas, tornando sua qualidade de vida e sensação de bem-estar muito mais elevado.

Leia também::: Qual a diferença entre emagrecer e perder peso?

Agende sua consulta

Agora que você conhece os benefícios da cirurgia plástica, pode estar mais interessado do que nunca em aprender como certos procedimentos podem melhorar sua saúde física e mental. 

Esteja você considerando uma rinoplastia para corrigir um desvio de septo, se estiver interessado em uma redução de mama, ou então busca por uma cirurgia bariátrica, clique no botão abaixo e agende sua consulta.

Espero que tenha gostado do artigo sobre a relação entre saúde mental e cirurgia plástica e como ela pode mudar também sua vida para melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.