A importância de seguir os cuidados no pós-operatório

A importância de seguir os cuidados no pós-operatório

Decidir fazer uma cirurgia plástica é um momento muito importante, principalmente quando você pensa em toda a preparação e planejamento que vem com ela. Mas os cuidados no pós-operatório também precisam ser levados bastante à sério.

Aliás, uma das maiores fontes de ansiedade para muitos pacientes é a fase de recuperação. Mesmo com os avanços da tecnologia que permitem que alguns procedimentos sejam minimamente invasivos, a fase de tratamento posterior é importante para o sucesso geral da operação.

Alguns pacientes se sentem um pouco sobrecarregados com a ideia de trocar curativos, esvaziar drenos cirúrgicos, lidar com hematomas, entre outros. No entanto, quando bem feito e se preparando para isso, os cuidados do pós-operatório podem ser simples, virtualmente indolores e fáceis de administrar em casa.

Abaixo, falo mais sobre esse tema e quais cuidados precisam ser seguidos. Vamos conferir?

Os cuidados no pós-operatório

O cuidado pós-operatório é uma parte importante de qualquer cirurgia e é aconselhável planejar sua reabilitação antes de ir para a cirurgia. 

É recomendável que você consulte seu médico para entender como será sua vida após a cirurgia, de forma que você esteja mental e fisicamente preparado para o caminho que tem pela frente. 

O processo de recuperação pós-operatório pode parecer diferente para indivíduos diferentes e, portanto, consultar um profissional sobre a reabilitação para estabelecer um plano de cuidados pós-operatórios adequado irá ajudá-la a se recuperar mais rapidamente.

As grandes cirurgias deixam os pacientes com capacidades físicas e cognitivas limitadas por determinado período. 

Leia também::: Como eliminar a flacidez após a Cirurgia Bariátrica?

Quais cuidados seguir

Ao fazer uma cirurgia plástica, é normal não só se preocupar com como será a cirurgia ou como você ficará, mas também como se sentirá após a alta e na primeira noite em casa, longe do médico e equipe de enfermagem.

Os cuidados pós-operatórios são super importantes para uma recuperação completa. Também é vital lembrar que não tomar cuidados sérios após a cirurgia pode contribuir para complicações ou para resultados abaixo do esperado. 

Em nossa experiência, nada torna o cuidado pós-operatório melhor do que reconhecer estas três regras principais:

Esteja preparada

Após a cirurgia, os cuidados são uma parte ativa da sua cirurgia. A maneira como você lida com seus cuidados posteriores pode alterar o resultado final de sua cirurgia. Pense na ajuda de que você precisará, no tempo que precisará de ajuda e nas instruções especiais que precisará seguir.

Tire todas as suas dúvidas

Uma paciente bem informada é uma paciente de sucesso. Encorajamos nossas pacientes a pesquisar e fazer todas as suas perguntas ao cirurgião. Sugerimos cobrir diferentes tópicos, como cuidados ao dormir, cuidados com pontos, controle da dor, restrições alimentares e consultas de acompanhamento pós-operatório.

Siga as instruções

O melhor resultado é alcançado seguindo as instruções do seu cirurgião todas às vezes. Não importa se seu amigo ou irmã fez o mesmo procedimento, siga apenas o conselho do seu médico. Nunca pule uma consulta pós-operatória ou se automedique. Confie nas mãos experientes do seu médico, que certamente ficará mais do que feliz em ajudar.

Leia também::: Por que existem pessoas que não conseguem emagrecer?

Esteja preparado para o pós-operatório

Após a cirurgia, você provavelmente notará algum inchaço, hematomas e cicatrizes mínimas (dependendo da cirurgia). Não deixe que isso a desanime. 

Se você seguir as instruções pós-operatórias do seu cirurgião plástico, começará a ver que elas se dissiparão — e você verá os resultados completos do seu procedimento de cirurgia plástica em um piscar de olhos. 

Lembre-se de que os tempos de recuperação variam de acordo com o tipo de cirurgia e que cada corpo é único. Ou seja, o processo de recuperação de cada pessoa será diferente. 

Espero que tenha gostado do artigo sobre os cuidados no pós-operatório e, para mais dicas e informações, siga também meu canal no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.