7 DICAS PARA EVITAR O INCHAÇO E A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS PÓS CIRÚRGICO

O inchaço é uma reação normal do organismo a maioria dos procedimentos médicos, então  é importante conhecer alternativas de alimentos e tratamentos para ajudar a desinchar após uma cirurgia.

Assim além de uma boa recuperação evitamos também sustos desnecessários no paciente.

Neste post falo de muitas opções para se preparar bem para seu procedimento cirúrgico e ter uma recuperação rápida e tranquila.

1 – Boa alimentação

Consumir verduras frescas e algumas frutas como melão, melancia, limão, abacaxi, pêra e maçã aceleram a eliminação dos líquidos. Evite  excesso de sal durante a recuperação cirúrgica, já que ele é um dos elementos que mais contribuem para manter o organismo inchado.

2 – Cinta compressora

Uma dica importante é usar cinta elástica ou o sutiã cirúrgico, sempre de acordo com as orientações médicas. Por pressionar a pele contra os tecidos mais profundos do corpo, essas peças compressoras evitarão que o líquido se acumule nesses locais

3 – Água e chás diuréticos

Beber líquidos saudáveis estimula a função diurética do organismo, embora muitas pessoas possam achar o contrário. Quanto mais hidratado você estiver, menos inchado ficará. Beba também alguns chás que têm efeito diurético, como salsinha, cavalinha, hibisco, cabelo de milho e gengibre, mas é essencial tomá-los sem adoçar. Evite bebidas como refrigerantes e café também nesse período.

4 – Drenagem linfática

Drenagem linfática é uma técnica de massagem que ajuda a desinchar após uma cirurgia porque através de manobras específicas, o profissional, literalmente, empurra o líquido retido entre os tecidos, que também leva toxinas. Em vários casos ela é indispensável para evitar as fibroses, como acontece na lipoaspiração.

5 – Caminhe 

O movimento leve, como uma caminhada mesmo dentro de casa, é indispensável no pós-operatório tanto para eliminar o líquido quanto para evitar riscos de trombose. Mesmo nas cirurgias plásticas mais invasivas caminhar é essencial.

6 – Incline-se

Principalmente para os procedimentos feitos na região da cabeça, como a rinoplastia, otoplastia, blefaroplastia, ritidoplastia etc. é importante manter a cabeça mais alta que o restante do corpo. Essa simples recomendação evita sangramentos e reduz o inchaço.

7 – Compressas frias ou geladas

Compressas frias ou geladas controlam os processos inflamatórios e evitam edemas e hematomas, porque diminui o fluxo sanguíneo superficial na região da compressa.

Tenha certeza que seguindo essas dicas você poderá inchar muito menos após um procedimento cirúrgico. Mas definitivamente a dica mais importante é: faça tudo de acordo com as orientações do seu médico. Ele é quem conhece seu histórico clínico, bem como o que você pode, ou não, fazer depois de um procedimento.

Nós contamos com uma equipe multidisciplinar que está pronta para lhe atender da melhor forma, dentro de um protocolo individualizado desenvolvido para atender as necessidades únicas de cada paciente.

Se gostou deste conteúdo compartilhe com os amigos para eles também saberem  essas dicas que são simples mas essenciais para um pós operatório. 

Me siga no Instagram onde diariamente eu compartilho conteúdos como esse para quem tem interesse em se submeter a uma cirurgia plástica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.