6 sintomas físicos do estresse no corpo

6 sintomas físicos do estresse no corpo

O estresse é uma reação do seu corpo a algum tipo de ameaça. Quando você sente o perigo, seja ele real ou imaginário, as defesas do corpo ganham alta velocidade em um processo rápido e automático conhecido como reação de “lutar ou fugir” ou “resposta ao estresse”.

Embora isso seja bom por curtos períodos de tempo, o estresse contínuo — ou sentir-se automaticamente estressado sem um gatilho — pode levar seu corpo à exaustão e causar diversos sintomas físicos do estresse no corpo.

Inclusive, abaixo listo 6 deles que são bastante comuns e que devemos estar atentos. Vamos conferir?

#1. Acne

A acne é uma das formas mais visíveis de manifestação do estresse. Quando algumas pessoas se sentem estressadas, tendem a tocar o rosto com mais frequência. Isso pode espalhar bactérias e contribuir para o desenvolvimento da acne.

Vários estudos também confirmaram que a acne pode estar associada a níveis mais elevados de estresse.

Inclusive, um deles mediu a gravidade da acne em 22 pessoas antes e durante um exame. Níveis aumentados de estresse foram associados a maior gravidade da acne.

Esses estudos mostram uma associação, mas não levam em consideração outros fatores que podem estar envolvidos. Mais pesquisas são necessárias para examinar a conexão entre acne e estresse.

Além do estresse, outras causas potenciais da acne incluem alterações hormonais, bactérias, produção excessiva de óleo e poros bloqueados.

#2. Dores de cabeça

O estresse pode contribuir para dores de cabeça. Inclusive, um estudo com 267 pessoas com dores de cabeça crônicas descobriu que um evento estressante precedeu o desenvolvimento de dores de cabeça crônicas em cerca de 45% dos casos.

Além disso, mostrou que o aumento da intensidade do estresse estava associado a um aumento no número de dias de dor de cabeça experimentados por mês.

Outros gatilhos comuns de dor de cabeça incluem falta de sono, consumo de álcool e desidratação.

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#3. Diminuição da testosterona

O estresse agudo pode fazer com que os homens produzam mais testosterona. No entanto, o estresse crônico pode causar uma diminuição do hormônio, o que pode causar disfunção erétil ou reduzir a produção de esperma. 

O estresse crônico também pode aumentar o risco de infecção nos órgãos reprodutores masculinos.

O estresse pode afetar os ciclos menstruais das mulheres na forma de períodos mais pesados, irregulares ou mais dolorosos. 

O estresse crônico também pode piorar os sintomas da menopausa e pode afetar o processo de gravidez, causando dificuldades para engravidar.

#4. Insônia

A fadiga crônica e a diminuição dos níveis de energia também podem ser causados ​​por estresse prolongado. 

O estresse também pode atrapalhar o sono e causar insônia, o que pode levar a um baixo nível de energia. 

Outros fatores que podem desempenhar um papel na diminuição dos níveis de energia incluem desidratação, baixo nível de açúcar no sangue, uma dieta pobre ou uma tireoide subativa.

#5. Problemas digestivos

Problemas digestivos como diarreia e prisão de ventre também podem ser causados ​​por altos níveis de estresse. 

O estresse pode afetar especialmente aqueles com distúrbios digestivos, como a síndrome do intestino irritável ou doença inflamatória do intestino. Estes são caracterizados por dor de estômago, inchaço, diarreia e prisão de ventre.

#6. Depressão

Alguns estudos sugerem que o estresse crônico pode contribuir para o desenvolvimento da depressão.

Um estudo com 816 mulheres com depressão maior descobriu que o início da depressão estava significativamente associado ao estresse agudo e crônico.

Lembre-se de que esses estudos mostram uma associação, mas não significam necessariamente que o estresse causa depressão. São necessárias mais pesquisas sobre o papel do estresse no desenvolvimento da depressão.

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Cuide da sua mente e evite o estresse

O estresse é algo que a maioria das pessoas experimentará em um ponto ou outro da vida. Isso pode afetar muitos aspectos da saúde e tem uma ampla gama de sintomas, incluindo a redução dos níveis de energia e o desencadeamento de dores de cabeça ou crônicas.

Felizmente, existem muitas maneiras de ajudar a aliviar o estresse, como praticar meditação, atividades físicas e ioga.

Espero que tenha gostado do artigo e aprenda a reconhecer sintomas físicos do estresse no corpo. E para mais dicas e informação, siga também meu canal no Youtube!

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